Artigo – Sobre cotovelos e tendinites

Por: Voila Marques

Problemas com o seu cotovelo? Isso pode ser o “cotovelo de tenista” ou epicondilite, inflamação dos epicôndilos… Talvez fosse bom você avaliar uma série de “coisitas”, que vou tentar escrever aqui:

a) Você está usando força para tocar?

Procure usar sempre o peso do corpo, e não a força;

b) Você tem feito aquela paradinha básica de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo?

A LER (lesão por esforço repetitivo), que agora se chama DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) é a nossa famosa tendinite. A parada serve para o corpo descansar desses movimentos repetitivos;

c) Você tem feito alongamentos antes e/ou depois do estudo?

Os alongamentos são importantíssimos para “esquentar” a musculatura e preparar o corpo para os exercícios e/ou estudo, e para evitar que ele fique “duro” e travado com o tempo.

d) Você tem praticado uma atividade física regular (natação, musculação, alongamento, pilates ou hidroginástica)?

Você pode estudar durante 6 a 8 horas por dia, mas se não fizer exercícios físicos, será considerado um sedentário para os médicos. O sedentarismo é um dos maiores causadores de problemas físicos nos músicos.

Os exercícios físicos regulares ajudam a tonificar o corpo. Com a musculatura fortificada, os tendões ficam mais protegidos.

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